Mídias do futuro - parte1: Livros Dígitais


Definimos como Pré-História a época em que o homem não havia inventado ainda uma maneira de se comunicar através da escrita. De lá pra cá o processo de escrita foi sofrendo modificações. Feita em tijolos de barro, em blocos de pedra e em papírus, até chegarmos a uma das maiores invenções do homem e que foi de importância magna em todo nosso processo evolutivo, o livro, e mais ainda com  o advento da prensa inventada pelo alemão Johannes Gutemberg que permitiu a impressão de livros em larga escala, popularizando então o livro e tornando-o acessível ao cidadão comum.
Hoje em dia, estamos passamos por uma parte do processo histórico que parece trazer uma nova revolução. A popularização do que seria o substituto do livro impresso. Os chamados e-books.
Imagem
Motorola XT 303 - Exemplo de smartphone que permite leitura de e-books.
A tecnologia permite hoje que os livros sejam escritos ou  transferidos por meio virtual, internet, wifi ou Bluetooth, estes são algumas dos benefícios do que podemos chamar de novas formas de leitura, e eles são inúmeros. Os audiobooks por exemplo, podem ser um excelente opção para pessoas com baixa visão, e até mesmo para quem prefira relaxar a meia luz ouvindo uma boa história, poesia ou até mesmo uma teoria acadêmica.
Há claro, quem ainda prefira a antiga forma de leitura. O costume muitas vezes prazeroso de folhear um livro, registrar nele suas impressões , sublinhar para reler partes interessantes, emprestar ou simplesmente o prazer de organizá-los na estante são indispensáveis para muitos leitores. Muitas pessoas ainda são resistentes as novas formas de leitura por encontrarem nestes bons hábitos prazeres e julgarem que estes se fazem necessários para uma leitura proveitosa. Não poucas pessoas tem verdadeira paixão por sentir o cheiro de livros, ao folhear rapidamente suas folhas!!
O que não se pode negar é que nos dias atuais em que a tecnologia assumiu papeis essências no dia-a-dia de boa parte da humanidade se fazendo presente em todas as esferas da vida humana, não seria o livro impresso que ficaria de fora da modernidade.
Os livros digitais tem a vantagem de não ocupar espaço, na verdade, vários deles podem caber em um tablet, ou até um celular, podem conter elementos audiovisuais e muitas facilidades como a busca de palavras e função ZOOM, para aqueles que precisam, sem contar a praticidade, você pode levar mais de 500 livros em um CD, ou outro aparelho, dependendo da capacidade de armazenamento. Outra vantagem é o acesso universal, visto que você pode adquirir o seu via download em poucos segundos. Porém seu maior atrativo são os baixos custos, pois não são necessários pagar pela impressão, nem pelo armazenamento ou valores para envio, e ainda, você não precisa de um editor ou algum outro fator burocrático para escrever um livro, hoje em dia existem diversos softwares criadores de e-book na internet, e em ultima instancia, você pode fazer o seu ou ler usando os programas conhecidos como PDFs.
Imagem
Tablets como o Nexus 7.1 podem ser utilizados para leitura de e-books
Enquanto isso a Popular Net Shop, que tem um grande compromisso na divulgação da cultura e principalmente no hábito da leitura, tem uma seção onde fornece gratuitamente diversos títulos e e-books e também de áudio books, nacionais e estrangeiros, e inclusive livros de lista de vestibulares, todos gratuitos, para que nossos clientes possam aproveitar este novo aspecto das mídias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário